UFRGS promove atividades no Dia Mundial da Escuta

UFRGS promove atividades no Dia Mundial da Escuta

 

Nesta quinta-feira, 17 de julho, a UFRGS participa do Dia Mundial da Escuta, com uma programação centrada na Sala dos Sons e aberta ao público interessado em celebrar práticas de ouvir o mundo ao seu redor. É a primeira vez que a Universidade integra as atividades deste evento. Desde 2010, ele acontece anualmente em várias cidades do mundo, lembrando o aniversário do escritor e compositor canadense R. Murray Schafer, autor de “A afinação do mundo” e do conceito de paisagem sonora.

A partir das 14 horas, sairá da Sala dos Sons uma caminhada sonora para apreciação do ambiente acústico de Porto Alegre e gravações de campo. Às 20 horas, no mesmo local, acontece um concerto com obras relacionadas a paisagens sonoras e modos de escuta, de compositores do Brasil (Rafael de Oliveira, Lilian Nakahodo), Estados Unidos (Ernst Karel), Espanha (Joan Riera Robuste), entre outros.

Com o tema “Escute a si”, em 2014 o Dia Mundial da Escuta pretende colocar as seguintes questões em pauta: como nos fazemos ouvir pelos outros? Como escutamos e o que escutamos quando desejamos não ser vistos? Como os sons que produzimos se adaptam ao ambiente que nos rodeia? O que seria uma “ética da escuta”, e como tal ética se aplicaria particularmente a compreender a relação entre os seres humanos e outras criaturas vivas?

O Dia Mundial da Escuta é uma iniciativa do World Listening Project (WLP) e da Midwest Society for Acoustic Ecology (MSAE). Em Porto Alegre, as atividades estão sediadas na Sala dos Sons, que se encontra no segundo andar do prédio da Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro) e conta com equipamento de projeção sonora de alta-fidelidade. O espaço foi projetado para difusão da obra de compositores contemporâneos por meio de apresentações públicas e gratuitas, além de servir de laboratório para a realização dos projetos musicais dos estudantes dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Composição Musical.

Mais informações nos sites http://escutanovaonda.wordpress.com e http://musicaeletronicaufrgs.wordpress.com. Em caso de chuva, a caminhada sonora será realizada em data a ser divulgada nesses canais.

Fonte: UFRGS

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s