Na aula “Guardar memórias, contar histórias e semear o futuro”, em referência aos 80 anos da Universidade, escritor contará um pouco de suas histórias

Mia Couto

 

O escritor Mia Couto profere a Aula Magna da UFRGS 2014/2, no próximo dia 1°, dentro da programação dos 80 anos de aniversário da Universidade.  O encontro será uma oportunidade para ouvir histórias do moçambicano mais traduzido e um dos mais importantes autores em língua portuguesa na atualidade. “Guardar memórias, contar histórias e semear o futuro”, tema do encontro, ocorre ao estilo do escritor, um momento intimista, com caráter informal.

Mia Couto nasceu na cidade de Beira, Moçambique, em 1955. Ainda muito jovem se envolveu na luta pela independência de seu país em relação a Portugal (1964-74). Sua carreira literária, que inclui atualmente 27 títulos, iniciou com a publicação do livro de poemas “Raiz de Orvalho” de 1983. A trajetória política e literária de Mia Couto é marcada pelo engajamento com a cultura africana e com a vida do povo moçambicano. No Brasil, é conhecido por obras como o “O Fio das Missangas”, “Antes de Nascer o Mundo” e “Terra Sonâmbula”.

O escritor esteve na UFRGS em 2012 como conferencista do projeto Fronteiras do Pensamento. Na ocasião apontou a proximidade entre o Brasil e Moçambique, e disse: “Os brasileiros têm essa tão feliz dificuldade de não pertencerem a uma identidade só. Cada brasileiro é mais do que ele próprio, mais do que a sua raça, o seu gênero, a sua origem. Cada brasileiro é o Brasil inteiro”.

A Aula Magna não tem um tom oficial, avesso à sua personalidade. Ao contrário, Mia Couto deve contar suas ricas histórias com jeito de conversa de visitante que chega um pouco antes do almoço: afetuoso, atento aos movimentos da casa e afeito as sensibilidades que trazem os cheiros e a luz do dia.

A aula de Mia Couto é uma homenagem do projeto Fronteiras do Pensamento aos 80 anos da UFRGS. A atividade, aberta a toda comunidade, ocorre dia 1° de setembro, às 10h, no Salão de Atos (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro). A entrada é franca.

Fonte: UFRGS 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s