Parceria com a University of British Columbia, Okanagan Campus, Kelowna, Canadá: Protocolo de Cooperação entre a UFRGS e a University of British Columbia, Canadá, com o objetivo de empenhar esforços no sentido de desenvolver intercâmbios e parcerias para o ensino e a pesquisa entre as duas universidades envolvidas. Esta cooperação consolida iniciativas de mobilidade acadêmica de estudantes e docentes e atividades conjuntas de pesquisa.

Projeto de pesquisa: Indicadores e instrumentos para avaliação de integração de sistemas de saúde: uma síntese de conhecimento

Pesquisador responsável: Maria Alice Dias da Silva Lima                                                               Linha de pesquisa: Políticas, avaliação e atenção em saúde e enfermagem                                     Instituição de origem: Escola de Enfermagem da UFRGS                                                                 Local de realização: Canadá e Brasil                                                                                                 Equipe de pesquisa: A equipe de pesquisa é constituída por pesquisadores canadenses e brasileiros.

A pesquisadora principal no Canadá é a Profa. Dra. Nelly Oelke, da School of Nursing, University of British Columbia, Okanagan Campus. Participa, também, como pesquisadora co-responsável, a Dra. Esther Suter, vinculada ao Alberta Health Services.                                                                   No Brasil, a pesquisadora responsável pelo projeto é a Profa. Maria Alice Dias da Silva Lima. Compõem também a equipe a Profa. Dra. Regina Rigatto Witt e o Prof. Dr. Leandro Barbosa de Pinho.

Descrição do projeto:

Trata-se de projeto de pesquisa que aborda o tema sobre integração de sistemas e serviços de saúde. A pesquisa é financiada pelo Canadian Institute for Health Research (CIHR) por meio de Edital intitulado Knowledge Synthesis Grant: Spring 2014 Competition. O objetivo da pesquisa é identificar indicadores e instrumentos para avaliar a integração de sistemas de saúde.

O estudo se propõe a investigar formas para avaliar a integração dos sistemas de saúde, com base nas seguintes questões de pesquisa: 1) Quais são os indicadores adequados para cada um dos 10 princípios-chave de integração? e 2) Que instrumentos são usados para medir estes indicadores?

Os resultados do estudo podem beneficiar diretamente a política e os gestores, proporcionando um fácil acesso a um conjunto de indicadores e instrumentos para avaliar a integração de sistemas de saúde em diferentes contextos e culturas. A capacidade de avaliar o sucesso de diversas estratégias de integração levará a uma melhor concepção do sistema de saúde e melhores resultados de saúde para os pacientes.

Aline Marques Acosta, aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS, sob orientação da Profa. Dra. Maria Alice Dias da Silva Lima, está desenvolvendo atividades de intercâmbio em pesquisa, na University of British Columbia, Okanagan Campus, em Kelowna, Canadá, sob supervisão da Profa. Dra. Nelly Oelke. O projeto de tese da doutoranda se intitula Transição do cuidado de pacientes com doenças crônicas: do serviço de emergência para o domicílio.

As atividades estão sendo realizadas com bolsa do governo canadense, no Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP). Período: 26/01/2015 a 26/05/2015.

Anúncios

2 comentários em “Parceria entre UFRGS e Universidade Canadense em pesquisa sobre Integração de Sistemas e Serviços de Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s