Atuação

Atividades Desenvolvidas

Para atingir estes objetivos o GESC desenvolve:

  • Projetos disciplinares e interdisciplinares;
  • Metodologias de pesquisa que tenham como propósito desvendar a complexidade das temáticas em estudo;
  • Tecnologias de comunicação, envolvendo serviços, profissionais e estudantes;
  • Seminários e oficinas de pesquisa, envolvendo o ensino de graduação, de pós-graduação e a extensão;
  • Parcerias entre professores, pesquisadores e alunos da EENF/UFRGS; com outras unidades da UFRGS; com outras universidades e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior;
  • Parcerias entre a universidade e os serviços, em particular, a Atenção Básica de Saúde

Expectativas

Do ponto de vista acadêmico e institucional, as repercussões esperadas com a atuação do grupo de pesquisa são: consolidar a estrutura acadêmica necessária para estimular o desenvolvimento de pesquisas, através da construção de um espaço de crítica, que tenha influências nas políticas públicas e no desenvolvimento social das populações.

Como linhas norteadoras opta-se por privilegiar abordagens temáticas que utilizam referenciais e categorias sócio-analíticas no campo da saúde coletiva, da educação em saúde, das práticas de trabalho e da conformação do processo de trabalho e organização de serviços. Articula investigações na compreensão dos eventos e significados que condicionam a Atenção Básica de Saúde, a saúde da família e da comunidade, possibilitando a construção do cuidado a indivíduos e grupos. Propõe e estimula o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa através de parcerias institucionais.

Clique aqui para acessar a página do GESC no Diretórios do Grupos de Pesquisa do Brasil – CNPq