Para dar conta da pluralidade e diversidade, próprias ao campo da Saúde Coletiva, o GESC aloca pesquisadoras(es) em duas Áreas de Concentração que agregam diferentes Linhas de Pesquisa.

Linhas de Pesquisa GESC

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: “Saúde, Sociedade e Humanidades”

1.1 Linha de Pesquisa: Saúde, instituições e cidadania
Envolve os domínios de conhecimento em ciências da saúde, ciências sociais e ciências humanas para a compreensão das relações entre Saúde & Sociedade e Saúde & Humanidades, aborda os processos formativos, de produção da cultura, políticos e institucionais das profissões e ocupações da saúde, dos serviços e redes de gestão, atenção, formação e participação em saúde.

Contempla estudos referentes à construção da ação social e o papel de seus atores na constituição do campo da saúde. Enfoca as mediações políticas e culturais e as relações entre instituições, políticas públicas e participação da sociedade na perspectiva da cidadania. Pesquisadoras(es): Alcides Silva Miranda, Cristianne Maria Famer Rocha, Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz, Marta Júlia Marques Lopes, Stela Nazareth Meneghel e Tatiana Engel Gerhardt.
Clique aqui para conhecer os projetos vinculados à Linha Saúde, instituições e cidadania

1.2 Linha de Pesquisa: Educação e processos formativos na saúde
Contempla os processos formativos e de produção da cultura seja no âmbito da educação dos profissionais da saúde, seja no âmbito da educação para as práticas sociais. Enfoca as mediações pedagógicas e institucionais e as relações entre trabalho, educação e desenvolvimento institucional em saúde. Pesquisadores: Izabella Barison Matos, Maria Gabriela Curubeto Godoy.
Clique aqui para conhecer o projeto vinculado à Linha Educação e processos formativos na saúde

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: “Políticas, gestão e avaliação em saúde”
Envolve a reflexão crítica, análise e discussão sobre teorias, tecnologias, processos organizativos, competências, práticas e instrumentos de gestão setorial, planejamento e avaliação em saúde. Enfoca práticas de intervenção e condução de ações, projetos, planos, programas, serviços, sistemas e redes de saúde.

2.1 Linha de Pesquisa: Políticas, gestão e avaliação em saúde
Contempla a reflexão crítica, análise e discussão sobre teorias, tecnologias, processos organizativos, competências, práticas e instrumentos de gestão setorial, planejamento e avaliação em saúde. Enfatiza teorias, metodologias, tecnologias, processos organizativos, competências, práticas e instrumentos de gestão, planejamento e avaliação em saúde, com ênfase na complexidade, comparabilidade, aplicabilidade e utilidade no setor da saúde. Pesquisadoras: Adriana Roese, Alcides Silva Miranda, Cássia Regina Medeiros, Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz, Giselda Quintana Marques, Juliana Maciel Pinto, Maria Alice Dias da Silva Lima, Tatiana Engel Gerhardt.
Clique aqui para conhecer os projetos vinculados à Linha Políticas, gestão e avaliação em saúde

2.2 Linha de Pesquisa: Promoção da saúde, análise e vigilância em saúde
Envolve os estudos da intervenção em saúde coletiva, tendo em vista práticas e políticas de atenção integral em saúde. Contempla a análise da situação de saúde, abordando os determinantes da saúde e da doença, as práticas de atenção à saúde no contexto da educação popular, da promoção e da vigilância em saúde. Pesquisadoras: Deise Lisboa Riquinho, Marilise Mesquita, Marta Cocco, Marta Júlia Marques Lopes e Stela Nazareth Meneghel.
Clique aqui para conhecer os projetos vinculados à Linha Promoção da saúde, análise e vigilância em saúde

2.3 Linha de Pesquisa: Políticas, avaliação e atenção em saúde e enfermagem
Compreende estudos dos processos de construção e implementação de políticas públicas, da avaliação e da atenção em saúde e enfermagem. Eixos Temáticos: Políticas públicas. Atenção em saúde. Saúde mental. Redes sociais. Avaliação em saúde. Integralidade em saúde. Desigualdades sociais e de saúde. Processo de trabalho em saúde e enfermagem. Pesquisadoras: Giselda Quintana Marques, Maria Alice Dias da Silva Lima, Tatiana Engel Gerhardt.

2.4 Linha de Pesquisa: Promoção, educação e vigilância em saúde e enfermagem
Desenvolve estudos e intervenções em saúde coletiva na perspectiva de práticas e políticas de atenção integral em saúde e enfermagem. Contempla a análise da situação de saúde nos processos de saúde e de adoecimento, nas práticas de atenção em saúde nos contextos da educação, da promoção e da vigilância em saúde. Eixos Temáticos: Atenção básica em saúde. Causas externas de morbimortalidade (violências e acidentes). Redes sociais em saúde e famílias. Envelhecimento e saúde. Promoção da saúde. Gênero e saúde. Educação permanente em saúde. Formação em saúde e enfermagem. Pesquisadoras: Marta Júlia Marques Lopes e Stela Nazareth Meneghel.
Clique aqui para conhecer os projetos vinculados à Linha de Pesquisa Promoção, educação e vigilância em saúde e enfermagem

As(Os) pesquisadoras(es) do GESC atuam em diferentes Programas de Pós-Graduação na UFRGS:

PPGCOL (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva)
PPGENF (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem)
PGDR (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural)

E em programas de Pós-Graduação de outras instituições:

PPGENF/UNISINOS (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale dos Sinos)

Nestes Programas, as(os) pesquisadoras(es) estão vinculadas(os) a Áreas de Concentração específicas e suas respectivas Linhas de Pesquisa. Para conhecer quem são as(os) pesquisadoras(es) do GESC, sua produção acadêmica e os projetos que desenvolvem, atualmente, clique aqui.

Linhas de Pesquisa PPGCOL PPGENF PGDR

Temas de pesquisa
Desigualdades sociais e de saúde; Fluxos e utilização de serviços de saúde; Itinerários terapêuticos; Acesso e utilização de serviços; Práticas terapêuticas; Saúde ambiental; Causas externas de morbimortalidade; Violência; Gênero e saúde; Políticas de saúde; Organização dos serviços; Processo de trabalho; Práticas de enfermagem; Práticas de saúde; Educação em saúde.

Modalidades de organização e funcionamento dos projetos de pesquisa

Os projetos de pesquisa do GESC são compartilhados, ou seja, cada professor doutor é responsável por um projeto de pesquisa “guarda-chuva” no qual os demais membros participantes da pesquisa (pesquisadoras(es), professoras(es), doutorandas(os), mestrandas(os) e IC) se inserem com sub-projeto. Todos os projetos de pesquisa do grupo estão inseridos em linhas de pesquisa e áreas de concentração dos Programas de Pós-Graduação mencionados acima.

Os encontros acadêmicos e científicos acontecem semanalmente em formato de reuniões e oficinas de pesquisa independentes, ou seja, os encontros acontecem por projeto “guarda-chuva” sendo o pesquisador coordenador do projeto responsável pela organização e funcionamento das dinâmicas dos encontros com os membros participantes.

Anúncios