Para dar conta da pluralidade e diversidade, próprias ao campo da Saúde Coletiva, o GESC aloca pesquisadoras(es) em duas Áreas de Concentração que agregam diferentes Linhas de Pesquisa.

GRUPO
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
LINHAS DE PESQUISA
PESQUISADORES
GESC
Saúde, Sociedade e Humanidades
Saúde, Instituições e Cidadania
alcides silva miranda, Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz, Tatiana Engel Gerhardt, MARTA JÚLIA MARQUES LOPES
Educação e Processos Formativos na Saúde
Maria Gabriela Curubeto Godoy
Políticas, Gestão e Avaliação em Saúde
Políticas, Gestão e Avaliação em Saúde
Alcides Silva Miranda, Cássia Regina Medeiros,  Juliana Maciel Pinto e Tatiana Engel Gerhardt
Promoção da Saúde, Análise e Vigilância da Saúde
Deise Lisboa Riquinho, Marilise Mesquita, marta cocc, marta júlia marques lopes
Enfermagem e Saúde Coletiva
Giselda Quintana Marques, Maria Alice Dias da Silva Lima, Deise Lisboa Riquinho
Territorialidades, Bem-viver, Alimentação e Saúde
Deise Lisboa Riquinho, Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz, Marilise Mesquita, Marta Júlia Marques Lopes e Tatiana Engel Gerhardt.

1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: “Saúde, Sociedade e Humanidades”

1.1 Linha de Pesquisa: Saúde, instituições e cidadania
Envolve os domínios de conhecimento em ciências da saúde, ciências sociais e ciências humanas para a compreensão das relações entre Saúde & Sociedade e Saúde & Humanidades, aborda os processos formativos, de produção da cultura, políticos e institucionais das profissões e ocupações da saúde, dos serviços e redes de gestão, atenção, formação e participação em saúde. Contempla estudos referentes à construção da ação social e o papel de seus atores na constituição do campo da saúde. Enfoca as mediações políticas e culturais e as relações entre instituições, políticas públicas e participação da sociedade na perspectiva da cidadania.

Pesquisadores: Alcides Silva Miranda, Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz, Marta Júlia Marques Lopes e Tatiana Engel Gerhardt.
Clique aqui para conhecer os projetos vinculados à Linha Saúde, instituições e cidadania

1.2 Linha de Pesquisa: Educação e processos formativos na saúde
Contempla os processos formativos e de produção da cultura seja no âmbito da educação dos profissionais da saúde, seja no âmbito da educação para as práticas sociais. Enfoca as mediações pedagógicas e institucionais e as relações entre trabalho, educação e desenvolvimento institucional em saúde.

Pesquisadores: Maria Gabriela Curubeto Godoy.
Clique aqui para conhecer o projeto vinculado à Linha Educação e processos formativos na saúde

2. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: “Políticas, gestão e avaliação em saúde”

2.1 Linha de Pesquisa: Políticas, gestão e avaliação em saúde
Contempla a reflexão crítica, análise e discussão sobre teorias, tecnologias, processos organizativos, competências, práticas e instrumentos de gestão setorial, planejamento e avaliação em saúde. Enfatiza teorias, metodologias, tecnologias, processos organizativos, competências, práticas e instrumentos de gestão, planejamento e avaliação em saúde, com ênfase na complexidade, comparabilidade, aplicabilidade e utilidade no setor da saúde.

Pesquisadores: Alcides Silva Miranda, Cássia Regina Medeiros, Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz, Juliana Maciel Pinto, Tatiana Engel Gerhardt.
Clique aqui para conhecer os projetos vinculados à Linha Políticas, gestão e avaliação em saúde

2.2 Linha de Pesquisa: Promoção da saúde, análise e vigilância em saúde
Envolve os estudos da intervenção em saúde coletiva, tendo em vista práticas e políticas de atenção integral em saúde. Contempla a análise da situação de saúde, abordando os determinantes da saúde e da doença, as práticas de atenção à saúde no contexto da educação popular, da promoção e da vigilância em saúde.

Pesquisadores: Deise Lisboa Riquinho, Marilise Mesquita, Marta Cocco, Marta Júlia Marques Lopes.
Clique aqui para conhecer os projetos vinculados à Linha Promoção da saúde, análise e vigilância em saúde

2.3 Linha de Pesquisa: Enfermagem e Saúde Coletiva
Compreende estudos dos processos de construção e implementação de políticas públicas, da avaliação e da atenção em saúde e enfermagem. Eixos Temáticos: Políticas públicas. Atenção em saúde. Saúde mental. Redes sociais. Avaliação em saúde. Integralidade em saúde. Desigualdades sociais e de saúde. Processo de trabalho em saúde e enfermagem.

Pesquisadores: Giselda Quintana Marques, Maria Alice Dias da Silva Lima, Deise Lisboa Riquinho.

Clique aqui para conhecer os projetos vinculados à Enfermagem e Saúde Coletiva.

2.4 Linha de Pesquisa: Territorialidades, Bem-viver, Alimentação e Saúde
Focaliza as problemáticas emergentes em torno de economias baseadas nas noções de solidariedade, reciprocidade e de bem-viver nas suas interseções com as questões de saúde, as territorialidades tradicionais e as práticas sustentáveis, possibilitando exercícios reflexivos e críticos. Analisa projetos na área da saúde ambiental e humana, saúde coletiva e segurança alimentar e nutricional de agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais. Abarca também a análise dos impactos de modelos de produção rural particularmente agressivos para a saúde do trabalhador rural e para a qualidade ambiental. Investiga, a partir de perspectivas descoloniais e latino-americanas, os modos como se expressam os projetos e ações de desenvolvimento rural, limitando os processos de transformação social. Analisa os movimentos e críticas sociais tendo como horizonte as práticas de descolonização.

Pesquisadoras: Deise Lisboa Riquinho, Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz, Mesquita, Marta Júlia Marques Lopes, Tatiana Engel Gerhardt.
Clique aqui para conhecer os projetos vinculados à Linha Territorialidades, Bem-viver, Alimentação e Saúde.

As(Os) pesquisadoras(es) do GESC atuam em diferentes Programas de Pós-Graduação na UFRGS:

PPGCOL (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva)
PPGENF (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem)
PGDR (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural)

E em programas de Pós-Graduação de outras instituições:

PPGENF/UNISINOS (Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale dos Sinos)

Nestes Programas, as(os) pesquisadoras(es) estão vinculadas(os) a Áreas de Concentração específicas e suas respectivas Linhas de Pesquisa. Para conhecer quem são as(os) pesquisadoras(es) do GESC, sua produção acadêmica e os projetos que desenvolvem, atualmente, clique aqui.

Temas de pesquisa
Desigualdades sociais e de saúde; Fluxos e utilização de serviços de saúde; Itinerários terapêuticos; Acesso e utilização de serviços; Práticas terapêuticas; Saúde ambiental; Causas externas de morbimortalidade; Violência; Gênero e saúde; Políticas de saúde; Organização dos serviços; Processo de trabalho; Práticas de enfermagem; Práticas de saúde; Educação em saúde.

Modalidades de organização e funcionamento dos projetos de pesquisa

Os projetos de pesquisa do GESC são compartilhados, ou seja, cada professor doutor é responsável por um projeto de pesquisa “guarda-chuva” no qual os demais membros participantes da pesquisa (pesquisadoras(es), professoras(es), doutorandas(os), mestrandas(os) e IC) se inserem com sub-projeto. Todos os projetos de pesquisa do grupo estão inseridos em linhas de pesquisa e áreas de concentração dos Programas de Pós-Graduação mencionados acima.

Os encontros acadêmicos e científicos acontecem semanalmente em formato de reuniões e oficinas de pesquisa independentes, ou seja, os encontros acontecem por projeto “guarda-chuva” sendo o pesquisador coordenador do projeto responsável pela organização e funcionamento das dinâmicas dos encontros com os membros participantes.