O GESC reúne pesquisadores, estudantes (doutorandos, mestrandos, iniciação científica – bolsistas ou voluntários) e profissionais da saúde que aceitam o desafio de refletir sobre a Saúde Coletiva enquanto campo científico e cenário de práticas.

Nesse âmbito, produzem saberes e conhecimentos acerca do objeto ‘saúde’ por meio/a partir de diferentes olhares disciplinares que se convergem em formulação de problemáticas interdisciplinares. Como cenários de práticas se realizam ações em diferentes organizações e instituições em parceria com diversos agentes (especializados ou não) dentro e fora do espaço convencionalmente reconhecido como setor saúde. Isso implica levar em conta a diversidade e especificidade dos grupos populacionais e das individualidades com seus modos próprios de adoecer e/ou representam tal processo.

Procurando inovar nas formas de pensar, organizar e desenvolver problemáticas em situações em que os temas de pesquisa estejam relacionados com a vida em sociedade, o GESC busca compartilhar conteúdos, ferramentas e tecnologias (relacionados a eventos culturais, vídeos, falas e textos de debates acadêmicos, dentre outros materiais) que
Permitam construir a pesquisa, o ensino e o trabalho em saúde de forma ampliada. Foi certificado como grupo de pesquisa no diretório do CNPq em 2004.

Para isso, o GESC desenvolve pesquisas que envolvem as áreas das ciências sociais e humanas em saúde, da política, planejamento e gestão em saúde e da epidemiologia, por meio da construção metodológica de estudos híbridos (quanti-qualitativos) e da triangulação de métodos que visam aprofundar o conhecimento no campo da Saúde Coletiva. A proposta de trabalho do grupo é contribuir para a produção de conhecimentos que subsidiem a ação e a formulação de políticas públicas.

Do ponto de vista acadêmico e institucional, as repercussões esperadas com a atuação do grupo de pesquisa são: consolidar a estrutura acadêmica necessária para estimular o desenvolvimento de pesquisas, através da construção de um espaço de crítica, que tenha influências nas políticas públicas e no desenvolvimento social das populações.

LINK PARA DIRETÓRIO DE NÚCLEOS DE PESQUISA DO CNPQ

Coordenação

Tatiana Engel Gerhardt
Marta Julia Marques Lopes

Pesquisadores

Adriana Roese

Alcides Silva de Miranda

Aline Alves Veleda

Aline Marques Acosta

André Luis Machado Bueno

Andréia Burille

Cássia Regina Gotler Medeiros

Damiana Paula Coelho Carvalho

Dário Pasche

Deise Lisboa Riquinho

Eliziane Nicolodi Francescato Ruiz

Elaine Oliveira Soares

Giselda Quintana Marques

Hernanda Tonini

Joannie dos Santos Fachinelli Soares

Maria Alice Dias da Silva Lima

Maria Gabriela Curubeto Godoy

Marilise Mesquita Horn

Marta Cocco da Costa

Sandra Maria Cezar Leal

Vilma Constancia Fioravante dos Santos

Estudantes

Adalvane Nobres Damaceno

Ana Lúcia Oliveira da Silva

Anelise Hahn Bueno

Diana Manrique García

Gabriela da Silva Pereira

Julia Negri Sampaio

Juliano Ferreira de Sá

Lídia Bueno Pereira

Luana Ramalho Martins

Marcelo Rocha Garcia

Nicolle Romani Serau

Ricardo Palmeiro Lubisco

Roberta Cardoso da Silva

Pesquisadora e Profissional de Saúde

Juliana Maciel Pinto

Equipe de comunicação

Ana Lúcia Oliveira da Silva

Damiana Paula Coelho Carvalho

Joannie dos Santos Fachinelli Soares

Luana Ramalho Martins

Ricardo Palmeiro Lubisco

Tatiana Engel Gerhardt

A equipe de comunicação do GESC atua no desenvolvimento e atualização do site/blog, na curadoria de conteúdo e na produção e compartilhamento de informações sobre saúde, integralidade, cultura, entre outros. Desenvolve, também, criações de peças digitais e gráficas para utilização no site/blog e materiais de apoio e divulgação (cartazes, banners, convites, folderes, etc).