Neste terceiro programa o tema abordado é a Política Municipal de Saúde Integral LGBTQI+. A professora Tatiana Gerhardt, do departamento de Saúde Coletiva, coordenadora do Grupo de Estudos em Saúde Coletiva (GESC) e membro do Laboratório de Artes, Territórios, Equidade e Cultura (LATEC) conversa com Alessandra Greff, trabalhadora do Sistema Único de Saúde de Porto Alegre, e com Simone Ávila, coordenadora da Política Municipal de Saúde Integral LGBTQI+.

Alessandra e Simone falam sobre suas trajetórias, questões envolvendo a população LGBTQI+ e como foi criada a política do município que foi publicada no dia 28 de junho deste ano, no Dia Internacional do Orgulho LGBT, e como ela vem sendo desenvolvida. 

Simone destaca que Rio Grande do Sul é um dos poucos Estados que tem uma Política Estadual LGBTQI+. Ela afirma que a Secretaria Municipal de Saúde sempre teve a intenção ter esta política e que o processo de elaboração para tal, contou com a reunião de documentos, observações a partir de ações e, resultados de pesquisas relativas à população LGBTQI+, suas demandas e dificuldades de acessar os serviços de saúde. Simone lembra que em 2014 junto com UNAIDS e PENUD foi iniciado um trabalho de capacitação dos profissionais a Atenção Primária, em um projeto chamado Transdiálogos e em janeiro de 2018 foi realizado o Seminário Saúde Trans é direito.

Para saber mais sobre a Política Municipal de Saúde Integral LGBTQI+ de Porto Alegre e outros temas, você pode ouvir este e os outros episódios da temporada acessando o Spotify, Castbox e seguindo nossas páginas no Twitter e Instagram!

 Participe com opiniões e sugestões de temas que você quer ouvir!